O trem de cristal – Gläserner Zug

For english, click here.

Olá Pessoal !

Em minhas pesquisas sobre a região da atuação de minha ferrovia encontrei inúmeros modelos de locomotivas: à vapor, elétricas, diesel, híbridas elétricas-diesel; vagões de carga e de passageiros; bondes (triebwagens) e máquinas para manutenção de vias como a bahnbilder da empresa austríaca Schwietelsky:

Swietelsky "bahnbuilder"

Swietelsky “bahnbuilder”

Crédito da foto: http://www.angertalbahn.de/kraw/subdata/swietelsky.html

Mas um dos modelos que mais me chamou a atenção, pela sua utilidade, concepção de projeto, inovação tecnológica e beleza é a Baureihe ET 91 – Der Gläserne Zug ou o trem de cristal:

Baureihe ET-91 - Der Gläserne Zug

Baureihe ET-91 – Der Gläserne Zug

 Crédito da foto: http://www.glaesernerzug.de/gzbg2/t-491001-1980.html

A história

Baureihe ET 91 foi uma série de unidades construídas para o Deutsche ReichsbahnGesellschaft da Alemanha. Conhecidos como Gläserner Zug (Trem de cristal) foram equipados com grandes janelas panorâmicas, oferecendo uma excelente visão de fora para os passageiros. Os veículos foram usados ​​apenas para viagens de lazer, especialmente no sul da Alemanha e Áustria .

Duas unidades foram construídos em 1935 por Waggonfabrik Fuchs em Heidelberg e AEG. A ET 91 02 foi destruída em 9 de março de 1943 em um ataque a bomba no pátio de manobras de Munich. A ET 91 01 sobreviveu a Segunda Guerra Mundial , sem grandes danos e foi assumida pela Deutsche Bundesbahn – DB. De 1968 em diante, foi renomeada como Baureihe 491 dentro do esquema de numeração da DB , sendo atribuído o número 491 001-4.

Em 12 de dezembro de 1995, a Baureihe 491 001-4 sofreu grandes danos em um acidente frontal em Garmisch-Partenkirchen e retirada de serviço logo em seguida.

Acidente da Baureihe ET 91

Acidente da Baureihe ET 91

Crédito da foto: http://www.glaesernerzug.de/gzs/gzhistorie.htm

Desde maio de 2005 está estacionada na Bahnpark Augsburg em Augsburg. A unidade está sendo reformado, no entanto, devido a razões econômicas, não será colocado em uso novamente.

Baureihe ET 91 sendo manobrada no pátio da Bahnpark Augsburg

Baureihe ET 91 sendo manobrada no pátio da Bahnpark Augsburg

Crédito da foto: http://www.glaesernerzug.de/gzbgb/t-bp-020.htm

Os modelos

A Marklin saiu na frente produzindo um modelo da Baureihe ET 91 na escala O conforme padrões estabelecidos em 1930:

Baureihe ET91 na escala O

Baureihe ET91 na escala O

Crédito da foto: http://www.glaesernerzug.de/gzs/gzmodell.htm

Mais tarde a Roco e a Fleischmann lançaram seus modelos nas escalas HO e N com diferente padrões de pintura sendo os mais comuns os padrões azul/creme e vermelho/creme.

Encontrei uma unidade Fleischmann na escala N na Jorge Trens. Minha unidade está no consagrado padrão azul/creme que se estabeleceu no auge de sua operação e mantém o ar nostalgico:

Fleischmann 7410 - ET 491 Gläserner Zug

Fleischmann 7410 – ET 491 Gläserner Zug

Crédito da foto: Eric Paul

 No vídeo abaixo é possível visualizar minha Baureihe ET 91 em seu primeiro teste:

Acompanhem também minha página no Facebook.

Sobre Eric Paul

Eric Paul, engenheiro, administrador de empresas, amante de ferromodelismo e arqueiro desde 2009 na categoria recurvo adulto filiado ao Clube Ibirapuera de Arco e Flecha (C.I.A.F.) e a Federeção Paulista de Arco e Flecha.
Esse post foi publicado em Modelos e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s